Um novo conceito no tratamento da Obesidade

UM NOVO CONCEITO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

Quando pensamos em obesidade é quase impossível não associar o tema às fórmulas milagrosas que rondam o nosso dia-a-dia, seja através da mídia, no trabalho ou mesmo entre nossos amigos e familiares, sempre há aquela dieta da lua ou suco de qualquer coisa que devolverá a paz ao meu ser. O crescimento expressivo do culto à beleza e à busca incessante pelo corpo perfeito faz com que a sociedade discuta a obesidade sob a ótica da estética. Estar acima do peso tornou-se uma condição depreciativa em nosso meio, sendo sinônimo de ociosidade, excesso alimentar e até de descaso com a saúde. Mas o que poucas pessoas sabem é que a obesidade é uma doença geneticamente herdada e precisa ser tratada com orientação médica séria e ética e, acima de tudo, de forma personalizada. Não há mágica para tratar a obesidade e menos ainda uma mesma fórmula para todos, ao contrário, cada paciente tem suas necessidades específicas de atendimento.

Foi pensando em atender a esse público que surgiu o Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica, uma clínica especializada no tratamento das doenças metabólicas que reuniu em um único local os mais avançados recursos materiais e humanos. Nosso grupo multidisciplinar é formado por profissionais com conhecimento científico e experiência singular no tratamento da obesidade e doenças decorrentes.

A prática mostra que, além de uma cirurgia bem sucedida, o fator fundamental para o êxito do procedimento – perda de peso com saúde – é o acompanhamento multidisciplinar. A partir dessa constatação, endossada por estudos nacionais e internacionais, a clínica desenvolveu módulos integrados de atendimento:

- Educação Alimentar Orientação nutricional prática e teórica, com aulas em cozinha experimental.

- Atividade Física Personal trainer especializado em pacientes com IMC acima de 30,com programas personalizados e desenvolvidos de acordo com a condição física de cada paciente.

- Terapia Psicológica Orientação para enfrentar com determinação a nova rotina de vida,ou seja, a prática de exercícios físicos, o convívio social, a mudança alimentar, enfim os novos hábitos pós cirurgia.

- Informação Ciclo de palestras com cirurgiões e pacientes tratados e em tratamento, que relatam quais os fatores preponderantes para o êxito no procedimento e para uma recuperação saudável.

O Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica nasce para atender a aqueles pacientes que estão em busca de qualidade de vida, ou seja, saúde para o corpo, neutralizando as doenças metabólicas (diabetes, hipertensão, apnéia… entre tantas), bem estar no convívio social e muita auto estima. Nós estamos aqui para atender você!

NUTRIÇÃO EQUILIBRADA, A MELHOR ALIADA NA REDUÇÃO DE PESO COM SAÚDE

A experiência clínica de quase vinte anos com pacientes obesos mostra que a reeducação alimentar tem um papel essencial no sucesso do tratamento. Após a cirurgia, dá-se início a um novo ciclo em que é fundamental buscar o equilíbrio nutricional, sem prescindir de nutrientes importantes. Não existe uma fórmula generalizada, cada paciente tem sua necessidade, seu perfil metabólico, enfim, cada organismo responde de uma forma à dieta.

Pensando nisso, o Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica desenvolveu um serviço personalizado de orientação nutricional que recomenda as quantidades das porções, os nutrientes necessários e o que deve ser evitado durante as refeições. A dieta prescrita respeita às necessidades de cada paciente, oferecendo um programa de alimentação equilibrada que auxilia na perda de peso sem gerar carência nutricional.

Para facilitar a adaptação do paciente a esta nova rotina, a clínica conta com uma cozinha experimental que oferece aulas práticas sobre o cuidado no preparo de alimentos, incluindo a escolha de alimentos menos calóricos, disciplina em relação aos horários e ao volume das porções e, principalmente, ensina sobre a alimentação balanceada. Neste espaço gourmet, o paciente inicia uma incursão ao universo da gastronomia saudável com apoio de chefs e nutricionistas especializados, aprendendo a elaborar pratos equilibrados sem abrir mão do sabor. Com o apoio desses profissionais, o paciente poderá esclarecer dúvidas e trocar experiências com outros pacientes operados, facilitando assim a escolha da dieta mais adequada ao seu perfil.

Conte conosco.

PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PERSONALIZADA

Não faltam comprovações científicas sobre os benefícios da atividade física para a saúde. A prática regular de exercícios pode trazer ganhos cardiorrespiratórios e a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração e diabetes. Pode reduzir a pressão arterial em hipertensos, diminuir a gordura corporal, melhorar a depressão e o humor, promovendo, enfim, um bem-estar geral.

Há uma resistência natural do paciente obeso em relação à prática de atividade física, visto que sua estrutura corporal exige esforços maiores na busca de um bom condicionamento físico, principalmente no início dos treinamentos. É preciso determinação para vencer essa etapa. É importante que o paciente saiba que o sucesso do tratamento está estritamente relacionado a uma mudança comportamental, na qual deverão ser priorizadas uma dieta saudável e atividade física regular. Estas modificações irão melhorar a qualidade e expectativa de vida dos obesos.

Atento à importância da adesão a um novo estilo de vida, o Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica oferece o serviço de personal trainer especializado em pacientes obesos, que desenvolve programas de treinamento respeitando as limitações físicas de cada um. As metas vão sendo traçadas gradualmente, de acordo com as repostas de cada um aos exercícios. Isso faz com que o paciente comece a ganhar condicionamento físico de forma planejada, perca peso, melhore a rigidez muscular e, por meio dos resultados alcançados, sinta motivação para continuar se exercitando.

A atividade física caminha paralelamente à boa alimentação. O exercício regular é a única maneira de melhorar o perfil da composição corporal, aumentando a musculatura, que por sua vez queima gorduras e gera melhor capacidade cardíaca e respiratória. Além disso, o exercício acelera o metabolismo e permite que a dieta funcione adequadamente.

Recomendações oficiais epidemiológicas divulgadas em 2007 pelas entidades American Heart Association, American College of Cardiology e European Society of Cardiology e homologadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que a atividade física seja feita regularmente, sendo que os exercícios aeróbicos devem ser realizados cinco vezes por semana e os de fortalecimento muscular duas vezes por semana, para dessa forma alcançar o objetivo da prevenção e manutenção da saúde.

Se você ainda não se convenceu da importância da atividade física regular, saiba que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco para doenças degenerativas, cardiovasculares e as do metabolismo como o diabetes e a síndrome metabólica. Com isso, a necessidade de atividade física ou esportiva já é um consenso científico mundial. Por meio das orientações do nosso serviço de personal trainer, o paciente aprenderá noções básicas de como se exercitar corretamente e fazer da atividade física um aliado importante na perda de peso com saúde.

Vamos juntos?!

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PSICOLÓGICO

A obesidade, apesar de ser reconhecida pela medicina como doença, é, para aqueles que convivem com ela, grande motivo de vergonha. Os indivíduos que lutam contra a obesidade são muitas vezes estigmatizados como incapazes, sem força de vontade, fracos, preguiçosos, enfim, atributos que causam crescente isolamento social. Por mais inseridos que pareçam estar, protegidos por uma identidade de engraçados e brincalhões, ou do grande tímido, o obeso guarda em si um sofrimento solitário... revelado diariamente pelo seu maior inimigo: o espelho. Este sofrimento é sentido quando ele vai colocar uma roupa, que nunca lhe cai bem; através da incessante transpiração, presente até nos dias mais frios; na dificuldade do andar, do respirar, do dormir; e, para muitos, na vergonha do existir.

Tudo isso causa uma dor imensurável, um enorme sofrimento psíquico e importante impacto psicossocial.

O prejuízo vai além do físico, afeta também seu trabalho, suas relações afetivas, sua sexualidade, sua vida social, seu lazer, sua família, sua auto-imagem e seus projetos de vida.

Seu humor pode oscilar, ora mais ansioso, ora mais deprimido e muitas vezes o indivíduo vive anos assim sem identificar a real causa de seu sofrimento.

As pessoas obesas deixam de desejar estar com os outros, inicialmente por vergonha, depois vão se acostumando e assim começa a falência na vida social.

O trabalho passa a ser apenas fonte de renda, pois as relações, os vínculos vão deixando de existir.

Por cansaço ou falta de vontade a relação com a família vai esfriando, a sexualidade é deixada de lado e assim o indivíduo vai levando sua vida por anos.

Acostuma-se com isso. Acostumar?

Como podemos acostumar com um dia-a-dia tão sacrificante e sem desejo? Desejar é a essência do Homem...

Hoje, graças aos avanços da Medicina, a cirurgia da obesidade e metabólica surgiu para ajudar a estas pessoas a buscar uma nova possibilidade de vida.

A mudança é rápida e por isso o indivíduo precisa estar bem preparado psicologicamente para o procedimento, consciente de suas conseqüências e, sobretudo, de seu papel para assumir tantas mudanças que virão a partir dele.

É fundamental que todos que pensem em fazer a cirurgia, entendam que o sucesso do procedimento dependerá exclusivamente da compreensão e adesão ao trabalho interdisciplinar.

Assim como foram anos de sofrimento atrás de um corpo obeso, adaptar-se a um novo corpo que não lhe causará nenhum empecilho, na maioria dos casos, assusta, pois a gordura tinha a função emocional de proteger o indivíduo de muitas coisas.

Com a cirurgia bariátrica, em poucos meses o corpo é outro, inicia-se uma nova relação com o espelho e com o mundo.

São inúmeros sentimentos que circundam a pessoa que passa por este processo, pois o comer, a única fonte de prazer que havia, dará lugar a melhora da auto-estima, ao desejo de experimentar uma roupa nova, de praticar uma atividade física, de estar com as pessoas... de desejar novas possibilidades de vida.

É um novo horizonte que surge diante dos olhos, sem limites prá sonhar.

A diferença é que o sonho é uma iminente realidade que pode inicialmente amedrontar.

O profissional da psicologia será aquele que acompanhará o indivíduo no percurso deste caminho, proporcionando recursos para que ele consiga enfrentar as angústias, as novidades, os anseios, as mudanças, os receios e as inquietações que possam surgir a partir deste processo tão importante e marcante de sua vida.

Irá ajudá-lo a desenvolver uma nova consciência corporal, para que o indivíduo aprenda a se relacionar com seu novo corpo, sua nova identidade e com os conteúdos que poderão surgir a partir destas possibilidades.

O horizonte é vasto, imensurável e indescritível... cada um que passa por este processo pode tentar descrever o que sente, mas só dentro de si é sentida a mudança e os efeitos da cirurgia.

Por mais que tentemos descrever, explicar, pintar, desenhar... é preciso viver, sentir e renascer para uma nova possibilidade.

Os resultados dependerão apenas de você! Nós estaremos aqui para percorrer todo o caminho ao seu lado, mas o desejo tem que ser seu!

Andreza Wurzba