/>

Sistemas Digestivos e seus órgãos

O sistema digestivo tem a função de manter o suprimento de água e de todos os nutrientes do organismo, em um fluxo contínuo.

Ao alimentarmo-nos estamos mais que buscando o prazer que os alimentos nos propiciam, na realidade obtemos na comida vitaminas, proteínas, sais minerais e carboidratos, substâncias estas imprescindíveis para que nosso corpo possa se manter em pleno funcionamento.


  • Na boca devemos mastigar bem, para transformar a comida em pequenos pedaços que serão levados ao estômago através de um tubo chamado esôfago.
  • Chegando ao estômago o alimento receberá um banho de substâncias ácidas que transformarão aqueles pequenos pedaços em uma substância pastosa.
  • Após este processo esta substância sairá do estômago e entrará na primeira parte do intestino delgado (fino) chamada Duodeno, onde será misturada a outras duas substâncias: a Bile (produzida no Fígado) e o Suco Pancreático, produzido no Pâncreas.
  • Após esta mistura durante todo o trajeto do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo) acontecerá a absorção de todas as substâncias necessárias à manutenção da vida.
  • Ao chegar ao intestino grosso, praticamente tudo o que nos é necessário para viver já foi captado, restando apenas absorver a água. Tudo o que sobrar desse processo será transformado no bolo fecal, eliminado pelo nosso corpo.